Quarta-feira, 23 de Julho de 2025

Anatel inicia pesquisa de satisfação sobre serviços de telecomunicações 2025

A Anatel inicia neste mês as entrevistas para a edição 2025 da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida dos serviços de telecomunicações. A coleta de dados será feita até novembro por uma empresa contratada, que realizará mais de 60 mil entrevistas por telefone em todo o país.

O levantamento contempla usuários de telefonia móvel (pré e pós-paga), telefonia fixa, banda larga fixa e TV por assinatura.

Como nas anteriores, a pesquisa de 2025 busca avaliar tanto a satisfação geral dos consumidores quanto a percepção sobre diferentes aspectos da prestação dos serviços, como qualidade do atendimento (presencial, telefônico e digital), clareza das informações sobre os contratos e planos propostos pelas empresas, funcionamento do serviço e questões relacionadas à cobrança da conta pós-paga ou recarga, no caso dos pré-pagos.

Prestadoras avaliadas incluem grandes operadoras e ISPs regionais
Nesta edição, serão avaliadas as seguintes operadoras: Algar, BR Super, Brisanet, Claro, DTel, Gb Online, Ligga, Nio, Oi, Proxxima, Tely, TIM, Unifique, Valenet, Vero e Vivo.

A pesquisa também coleta informações sobre idade, escolaridade e renda dos usuários, com o objetivo de traçar o perfil socio-demográfico dos entrevistados. A Anatel reforça que nenhuma informação sensível é solicitada: não são feitos pedidos de número de documentos, senhas, dados bancários, e-mail ou endereço.

Resultados influenciam Selo de Qualidade da agência
Os dados coletados servem de base para a elaboração do Selo de Qualidade Anatel, que classifica as operadoras com notas de A (melhor desempenho) a E (pior desempenho). Esse selo é um dos instrumentos usados pela agência para induzir melhorias no atendimento e funcionamento dos serviços oferecidos no país.

A pesquisa mais recente, feita em 2024, mostra que o celular pré-pago é o serviço com mais alto índice de satisfação entre usuários no Brasil, com pontuação de 7,88 pontos. Em seguida vinha o celular pós-pago, com 7,69 pontos. Internet fixa apresentava média de 7,40 pontos, enquanto TV por assinatura (7,48) e telefonia fixa (7,49) obtiveram desempenho praticamente igual.

Compartilhe: