Governo do Pará compra 1,6 mil antenas da Starlink para escolas; valor cobriria 90 anos de contrato
O Governo do Pará anunciou a compra de 1.650 kits da Starlink para conectar escolas públicas da rede estadual. A medida faz parte do programa “Kit Bora Estudar”, anunciado na última segunda-feira, 10, pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o investimento inicial foi de R$ 340 milhões. Segundo a Seduc, o recurso multimilionário (que sai dos cofres do governo paraense) corresponde aos custos de instalação, mensalidade da operadora via satélites, bem como para a garantia de manutenção e suporte técnico.
Os valores ainda não foram detalhados pela gestão do governo do estado, mas indicam cerca de R$ 206 mil como custo unitário de cada kit.
Segundo o governador, contudo, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Pará fizeram um “importante diagnóstico” ao reconhecer a necessidade de avançar com a conectividade nas escolas da região.
A entrega dos equipamentos à rede estadual de ensino do Pará ocorrerá em duas etapas. Na primeira, serão atendidos o grupo prioritário, composto por 898 escolas. Na segunda fase, os kits serão instalados nas demais escolas, 756.
“Nós alcançamos a marca de 100% das escolas do Pará conectadas à Internet, por meio de um contrato que o Estado faz com a Starlink, que permitirá que cada escola possa ter uma antena da Starlink e com isso nós possamos estar com cobertura 100%”, afirmou Barbalho.
O Governo do Pará destacou que os equipamentos garantem velocidades de download até 200 Mbps. Esse valor é semelhante ao informado no marketing da Starlink. O investimento também contempla aquisição de eletrônicos para uso em tarefas multimídia nas escolas, como TVs, microfones, webcams, nobreaks, laptops.