Quinta-feira, 7 de Agosto de 2025

Google anuncia cabo submarino Sol, entre Estados Unidos e a Espanha

O Google anunciou na última quarta-feira, 9, o cabo submarino Sol. A infraestrutura subaquática vai conectar a América do Norte à Europa, com pontos de ancoragem nos Estados Unidos, Bermudas, Açores e Espanha. O investimento não foi revelado.

Em nota, a companhia informou que o cabo de fibra óptica será fabricado nos Estados Unidos e que, quando entrar em operação, vai aumentar a capacidade e a confiabilidade dos serviços do Google Cloud, braço de computação em nuvem da big tech. O objetivo é fortalecer a unidade visando prover suporte ao uso de Inteligência Artificial (IA).

Nos Estados Unidos, o cabo será ancorado em Palm Coast, na Flórida, e terá uma conexão por terra com as instalações do Google na Carolina do Sul. A provedora de serviços de data center DC Blox ficará responsável por instalar a infraestrutura no litoral norte-americano.

Na Espanha, o cabo será instalado em Santander, em uma parceria com a Telxius, empresa de infraestrutura de telecomunicações ligada ao Grupo Telefónica. Entre os dois continentes, o cabo terá pontos de ancoragem em Bermudas, no Caribe, e Açores, arquipélago de Portugal no oceano Atlântico.

“O Sol adicionará capacidade, aumentará a confiabilidade e reduzirá a latência para usuários do Google e clientes do Google Cloud em todo o mundo”, afirmou Brian Quigley, vice-presidente de Infraestrutura de Rede Global do Google Cloud, em comunicado. A companhia não informou uma previsão sobre quando a infraestrutura entrará em operação.

A rede, que recebeu o nome “Sol” em função das regiões ensolaradas dos dois lados do Atlântico, deve atuar em redundância com o sistema Nuvem, outro cabo submarino do Google projetado para conectar os Estados Unidos e a Península Ibérica.

Compartilhe: