Apenas 3% dos brasileiros apontam IA como o recurso mais importante em um smartphone
Recursos de inteligência artificial viraram a grande aposta de fabricantes de smartphones nos últimos tempos, mas estão longe de ser a funcionalidade mais importante para o brasileiro na escolha de um novo modelo. Apenas 3% apontam a IA como a mais relevante em seu processo de decisão de compra. O percentual permanece nesse patamar independentemente de gênero, idade, classe social ou sistema operacional do smartphone atual. É o que revela a pesquisa “O brasileiro e seu smartphone”, realizada por Mobile Time e Opinion Box.
É possível dividir a lista de funcionalidades de um smartphone prevista na pesquisa em três categorias de acordo com o grau de importância para o brasileiro em seu processo de decisão por um modelo novo. Capacidade de processamento e memória estão na categoria das mais importantes, citadas como a característica mais relevante por 31% e 25% dos entrevistados, respectivamente.
Em segundo lugar, com média importância, estão qualidade da câmera (16%) e duração da bateria (15%). Todas as outras listadas nessa pesquisa são de baixa importância: 5G, recursos de IA, tela grande e design.
Quem mais se interessa por capacidade de processamento são os homens (35%). Por memória, são as pessoas com 50 anos ou mais (33%). A duração de bateria é mais importante para jovens de 16 a 29 anos (18%).
Smartphone: divergências quanto à importância da câmera
A qualidade da câmera é a característica que mais divide opiniões em vários segmentos do público. Por gênero, é apontada como a funcionalidade mais importante para 20% das mulheres, mas por apenas 11% dos homens. Enquanto 23% dos jovens de 16 a 29 anos citam a qualidade da câmera como a funcionalidade mais importante, o percentual cai para 8% entre aqueles com 50 anos ou mais. Nas classes A e B são 21%, na D e E, 14%. E a maior diferença aparece na segmentação por sistema operacional: iOS (26%) e Android (12%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 27 de maio com 2.039 brasileiros que possuem smartphone. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório completo pode ser baixado aqui.