Sábado, 2 de Agosto de 2025

Apagão na Europa afeta operadoras de telecomunicações

Um apagão de energia atingiu dezenas de milhões de pessoas na Europa na manhã desta segunda-feira, 28. Portugal e Espanha foram os países mais afetados. Além de interromper a operação de trens, semáforos e serviços bancários, o blecaute impactou algumas das principais operadoras móveis e provedores de Internet da região.

De acordo com o site Downdetector, houve um boom de reclamações de usuários espanhóis por volta das 7h35 (horário de Brasília) em operadoras como Movistar, Orange, Digi Mobil e Vodafone. Todas essas teles registraram instabilidades envolvendo Internet móvel e fixa, além de dificuldades para realizar chamadas de voz.

Em Portugal, o problema parece ter sido maior. Mais de 50% das reclamações de usuários das teles Vodafone, NOS, Meo e Digi mencionam “falha geral” dos serviços de telecomunicações. Por lá, no entanto, o volume de queixas começou a cair após às 9h20.

Já na Espanha, a Movistar, Orange, Euskaltel, Digi Mobil, Vodafone e Jazztel registraram novos aumentos no número de reclamações a partir das 12h.

svg%3E

Painel do Downdetector mostra evolução no volume de reclamações em algumas das principais operadoras de telecomunicações da Península Ibérica. Imagem: Reprodução/Downdetector

O fotógrafo Olly Huntsman foi um dos moradores de Madri que ficaram sem Internet banda larga em casa por conta do apagão – o que o impossibilitou de trabalhar. Ao TELETIME, ele contou que sua operadora móvel, a Digi, também não funcionou ao longo do dia.

“Eu sequer conseguia avisar minha empresa de que estava impossibilitado de trabalhar. Só pude enviar uma mensagem por volta das 20h [15h no horário de Brasília]”, relatou. Para usar a Internet, Huntsman saiu de casa e se sentou na calçada de um hotel que mantinha a conexão Wi-Fi funcionando por meio de um gerador.

Diante do apagão de energia que atingiu a maior parte da Península Ibérica, a Espanha declarou estado de emergência. Cidades como Madri, Andaluzia e Extremadura solicitaram que o governo central assumisse questões relacionadas à ordem pública.

Causa do apagão
A operadora elétrica portuguesa, Redes Energéticas Nacionais (REN) afirmou que o blecaute foi causado por um evento atmosférico considerado raro, chamado de “vibração atmosférica induzida”.

O fenômeno mencionado pela REN ocorreu devido a variações extremas de temperatura no interior da Espanha – que resultaram em perturbações na rede elétrica interligada da Europa. Segundo a operadora, a restauração completa da rede elétrica pode levar até uma semana.

Compartilhe: