Redução de até 20% no custo de insumos com reciclagem de resíduos de obras
Ecoindústria localizada na Serra investiu em uma tecnologia austríaca para transformar entulho em novos insumos para obras. Com capacidade para processar até 150 toneladas de entulhos, o britador RM 70GO! 2.0, é um equipamento móvel que agiliza o processamento de resíduos da construção civil e possibilita a reutilização de materiais.
O equipamento, segundo Amanda Vieira, diretora da Vila Recicla, reduz desperdício e otimiza recursos. Ainda de acordo com a diretora da empresa, além de minimizar impactos ambientais, o uso do britador traz benefícios econômicos significativos para os negócios do setor. “O custo de insumos reciclados pode ser até 20% menor do que os materiais virgens, permitindo que construtoras reduzam despesas sem comprometer a qualidade das obras. Outro ponto positivo é a redução no transporte de entulho para aterros, o que diminui as emissões de CO² e os gastos logísticos”, pontuou.
O RM 70GO! 2.0 é um britador móvel compacto e altamente eficiente, projetado para operar em ambientes urbanos e industriais. Com capacidade para processar até 150 toneladas de material por hora, transforma rapidamente entulho de demolição e obras em agregados reciclados de alta qualidade, como areia e brita reciclada. Esse processo não apenas reduz a quantidade de rejeitos enviados a aterros sanitários, mas também diminui a necessidade de extração de matérias-primas naturais, como areia e pedras retiradas de rios e pedreiras.
De acordo com Amanda, o equipamento é um divisor de águas na gestão de resíduos da construção civil. “A adoção do britador nos permite oferecer ao mercado uma alternativa sustentável e economicamente viável, proporcionando matéria-prima reciclada com qualidade equivalente aos insumos convencionais”, afirma.
Sustentabilidade e economia
“O britador nos permite fechar um ciclo sustentável na construção civil. Ao invés de entulho ser um problema, ele se torna parte da solução, retornando para novas obras em formato de insumo reutilizável. O mercado está cada vez mais atento às soluções sustentáveis. Com equipamentos como o britador, mostramos que é possível unir desenvolvimento econômico, eficiência operacional e responsabilidade ambiental em um mesmo processo”, conclui Amanda.