5G e novas tecnologias aquecem o mercado de serviços
Redes de acesso móvel em processo de expansão de cobertura ou de modernização tecnológica para habilitar aplicações mais sofisticadas estimulam o mercado de prestação de serviços. Por isso, provedores acumulam expertise com uma multiplicidade de ofertas para suprir as necessidades específicas das empresas do setor de telecomunicações.
O setor de serviços está aquecido por conta, principalmente, da implementação do 5G e do surgimento de tecnologias que vão exigir maior nível de automação da rede de conectividade, assim como o seu ajuste aos requisitos de baixa latência e velocidade de tráfego de dados, como inteligência artificial (IA), computação em borda (modelo em que o processamento das aplicações fica mais próximo do usuário), cidades inteligentes e data centers, entre outras.
Trata-se de uma janela de oportunidades que começa a ser explorada de forma mais intensa pela Nec. Historicamente reconhecida como uma fabricante de equipamentos de telecomunicações, a companhia vem ao longo dos últimos três anos fortalecendo a sua atuação como provedor de uma ampla gama de serviços, desde os considerados triviais, como suporte técnico, até os mais avançados, que contemplam planejamento, integração de soluções e serviços gerenciados (modalidade em que o provedor do serviço assume a gestão do ambiente do cliente).
Com forte presença na rede pública, a Nec pretende ganhar força também nos projetos de rede privada tocados por médias e grandes empresas. “A expectativa é que nos próximos anos o segmento enterprise seja tão representativo para os nossos negócios como são as operadoras”, afirma Leandro Galante, diretor de mobile da companhia.
Para atingir o objetivo, foi criada uma diretoria de vendas dedicada ao segmento enterprise — estratégia que está sendo replicado para outras unidades da Nec na América Latina. Além da implantação, a empresa pode assumir a operação da infraestrutura, liberando o cliente para cuidar da sua atividade-fim. “Também fornecemos softwares que ajudam a monitorar as aplicações e identificar causas prováveis de falha”, acrescenta Galante.
Um dos vetores da demanda por prestação de serviços no setor de telecomunicações é a conexão móvel baseada na tecnologia Wi-Fi, cuja qualidade muitas vezes é alvo de reclamações por parte dos usuários do segmento corporativo. Segundo Galante, o trabalho da Nec consiste em identificar a origem dos problemas e formatar a solução adequada para as necessidades dos negócios dos clientes: pode ser desde reforço na cobertura da rede até a recomendação para se instalar outro tipo de infraestrutura de conectividade, como uma rede privada, exemplifica.
Em relação ao segmento de operadoras de telecomunicações, o executivo conta que uma das modalidades de serviços prestados consiste em ajudar no planejamento de um uma rede móvel mais assertiva, com uma configuração homogênea de funcionalidades e um centro de operações de rede (NOC, na sigla em inglês) — que tem a função de monitorar a infraestrutura de rede de uma empresa e garantir que problemas sejam resolvidos rapidamente — mais eficiente.
A Nec atua também como parceiro de prestadores de serviços para operadoras que estão começando a implementação da rede de acesso móvel no modelo horizontal, ou seja, usando soluções de diferentes marcas em vez de apenas um único fornecedor. “Estamos fazendo a configuração e o gerenciamento de parte da rede, abrangendo equipamentos e softwares de vários fabricantes”, explica Galante.