Domingo, 31 de Agosto de 2025

30ª edição do Futurecom receberá executivos C-Levels e líderes globais das principais organizações de TICs

Futurecom contará com a presença do Presidente da Anatel, CEOs e executivos de grandes marcas como Bayer, Bradesco, Dell, e Natura

As tendências que marcarão os caminhos da conectividade e da transformação digital estarão presentes na 30ª edição do Futurecom. Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, no São Paulo Expo, a maior plataforma de conectividade, tecnologia e inovação para a América Latina, e um importante hub em soluções para cibersegurança e facilitador da transformação digital, será palco de debates sobre as tendências, desafios e os avanços mais promissores em comunicação e conectividade.

Sob o tema “Create. Expand. Transform – Os ecossistemas de conectividade e a realidade digital da sociedade”, essa edição especial do Futurecom reunirá um time eclético e de alta performance no mercado de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Conheça os principais executivos C-Levels e líderes globais já confirmados para o grande evento e que debaterão os ecossistemas de conectividade e a realidade digital da sociedade, explorando o impacto das novas tecnologias no futuro dos negócios:

Carlos Baigorri: Presidente da (Anatel). É líder respeitado do setor, com mais de 25 anos de experiência, especializado em redes sem fio. Baiagorri comentará sobre os “30 anos em 01? Telecom e IA”, dia 30 de setembro, das 9h30 às 11h, na Plenária 1. Estarão também no debate: Luiz Alexandre Garcia, diretor-presidente da Algar Telecom; Felipe Campos, CEO da VTal; Pablo Guaitá, manager diretor da Deutsche Telekom, tendo como mediador Ari Lopes, gerente sênior de service providers das Américas da consultoria Omdia.
Claudia Anania: CIO do Fundação Butantan, participará no dia 30 de setembro, das 9h30 às 10h30, na Plenária 2, do painel “Saúde 5.0 e o bem-estar”, ao lado de Edson Amaro Junior, médico neurorradiologista e responsável pela área de Global Advanced Technologies for Equity no Hospital Israelita Albert Einstein; e Rafael Araújo, gerente Sênior de Wearables de Mobile Experience da Samsung Brasil.
Cristiane Gomes: Diretora de Tecnologia e Digital da Motiva, anteriormente Grupo CCR, fará parte dia 30 de setembro, das 14h30 às 15h30, na Plenária 2, do painel “Logística inteligente, conectada e autônoma. Futuro ou sonho?”. Com mediação de Pedro Moreira, presidente da Abralog, o debate contará também com a participação de Jean Prisco, gerente geral de Tecnologia da Informação da MRS, e Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, que trarão diferentes visões sobre os desafios e oportunidades da digitalização logística no Brasil e no mundo.
Conrad Riedesel: Chairman of the Board, Deutsche Telekom Global Business Solutions and Security Switzerland and Member of the Board, Deutsche Telekom Global Business France –, alto escalão global da Deustche Telekon. Riedesel participa no dia 1º de outubro, às 15h, na Plenária 1, no painel “Conectividade inteligente e ecossistemas digitais: remodelando negócios e sociedade”. Na ocasião, aprofundará essa questão especialmente para revelar o que vem pela frente no mundo digitalizado. Riedesel é especialista em digitalização de modelos e processos de negócios com soluções inteligentes e sustentáveis.
Hermano Barros Tercius: Secretário do Ministério das Comunicações, dia 30 de setembro, das 9h às 9h30, na Plenária 1, comentará sobre o tema “Brasil Digital: panorama político TIC”. Barros Tercius conta com mais de 20 anos na área de telecomunicações, em empresas multinacionais de grande porte e como servidor público federal, com atuação de mais de 10 anos em cargos de Gestão. Participou fortemente da construção da proposta do “Edital de Licitação da tecnologia 5G” e foi palestrante em diversos eventos sobre esse tema.
Iara Cardoso: CEO do grupo Storm; Osmar Pinto Junior, fundador e coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o jornalista Ernesto Paglia se apresentarão no dia 30 de setembro, das 18h às 19h, na Plenária 1, no painel “Das Telas à Ação: Inovação no Monitoramento Climático e no Audiovisual – Caça-Tempestades”.
Jean Pierre Bienaimé: Chairman da Ubiquity, e Paulo Sergio Rufino Henrique, cientista brasileiro, membro do CTIF Global Capsule Foundation na França –, estarão no dia 2 de outubro, das 11h às 12h30, na Plenária 1, no painel “Conectividade em 2055: a comunicação e conexão em 30 anos”. Rufino também participará dia 2 de outubro, das 10h às 11h15, na Plenária 2, do painel “Futurecom Quantum Technologies: Celebrating 100 Years of Quantum Mechanics”.
Leonardo Furtado: Arquiteto de soluções e engenheiro de redes e instrutor, também está entre as atrações principais deste ano do Futurecom.
Manish Singh: CTO da unidade de negócios de sistemas de telecomunicações da Dell Technologies – estará no painel “IA aplicada as telecomunicações”, dia 30 de setembro, das 15h45 às 16h15, na Plenária 1.
Niyantri Ramakrishnan: Chief Digital Transformation & IT Officer (CIO/CDO) da Bayer Crop Science LATAM & e Bayer Brasil, dia 1º de outubro, das 11h às 12h30, na Plenária 2, participa do painel “Ecossistema IoT e AI: um universo em expansão”.
Pablo Roberto Fava: Presidente da Siemens Brasil – estará dia 30 de setembro, das 14h30 às 15h45, na Plenária 1, no painel “Política de Nova Industrialização”, juntamente com Laércio Cosentino, presidente do conselho da BRASSCOM (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação); Rosilda Prates, presidente da P&D Brasil (Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação); e David de Oliveira Penha, presidente do Conselho Gestor do FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações). A mediação será de Israel Guratti, da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).
Rafael Cavalcanti: CDO do Bradesco, no dia 1º de outubro, das 9h às 10h30, na Plenária 2, no painel “Multiagentes de IA colaborativos e a conectividade: um futuro distante?”.
Renata Marques: CIO da Natura, se apresentará dia 1º de outubro, das 17h às 18h, na Plenária 2, sob o tema “Inovação de dentro para fora: tecnologias emergentes, redes, orquestrações e interface com clientes”. Renata terá a companhia de Roberto Murakami, VP das Unidades de Negócios de Redes e Telecom para América Latina da NEC; e de André Ituassu, COO, da IHS Latam, como debatedor.
Ronaldo Lemos: um dos mais prestigiados especialistas e referência internacional em temas como tecnologia, mídia e propriedade intelectual – marca presença no dia 1º de outubro, das 16 às 17h, na Plenária 1, no painel “Nova corrida global pela relevância tecnológica”. Na ocasião, Lemos irá trazer à luz os posicionamentos dos Estados Unidos, dos BRICs (Fórum que reúne grandes países do chamado Sul Global), e da União Europeia (UE). Lemos é advogado, professor, coautor do Marco Civil da Internet de 2014 e colaborador do Plano Nacional de Desenvolvimento de IoT em 2018, além de fundador e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio).
Vanessa Guitta: CEO do Elas Projetam e gestora da BRICS Women’s Startups Contest pelo Sebrae Nacional, dia 2 de outubro, das 16h às 17h, na Plenária 2, estará no painel “Diversidade que gera Impacto: IA, inclusão e soluções inovadoras”.
ISPs, satélites e cabos submarinos
Para falar de temas relacionados aos ISPs, satélites e cabos submarinos, o Futurecom 2025 traz um time de representantes C-levels que ocuparão as plenárias. São eles: Alex Jucius, co-Founder da GIGA+FIBRA COL; Denio Alves Lindo, CEO da Desktop; Denis Ferreira, CEO da Alares; Fabiano Ferreira, CEO da Vero; Gustavo Stock, CEO do Grupo Brasil TecPar; Leandro Gaunszer, diretor-geral da Viasat; Rafael Lozano, country manager da Ellalink; Rodrigo Campos, diretor-geral da Eutelsat Brasil; Rudinei Gerhart, CEO da Tá telecom; Rui Gomes, CEO da Um Telecom; e Steve Orlando, CEO da Seaborn; Tamaris Parreira, CEO da Twilio; e Tomas Fuchs, CEO da Arqia, da Datora.

Edição 2025
O evento reunirá cerca de 300 marcas expositoras distribuídas em mais de 25 mil m² de área de exposição. Para esta edição comemorativa da 30ª edição, o Congresso Futurecom estará dividido em três trilhas de conhecimento:

Future Congress cobrirá tópicos relacionados à conectividade, transformação digital, tecnologias emergentes e aplicações em diversos setores como saúde, agronegócio e indústria. Também abordará temas ligados ao crescimento socioeconômico do país: conectividade significativa, data centers e inteligência artificial;
Future Cyber discutirá as últimas tendências, desafios e soluções de governança, rastreabilidade e proteção de dados e sistemas em um mundo cada vez mais digital;
Future Gov terá foco em inovação e transformação digital no setor público, incluindo governança, educação digital, segurança, saúde e modernização dos espaços urbanos.​

 

Compartilhe: