Governo e Abinee fecham acordo para reuso e reciclagem de computadores
Consecti - 20/03/2023

O Ministério das Comunicações (MCom) e a Green Eletron, gestora sem fins lucrativos especializada na operacionalização de logística reversa de pilhas, baterias e eletrônicos, fundada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), firmaram, um novo Acordo de Cooperação para criar estratégias que visam aprimorar o programa Computadores para Inclusão. O objetivo é reforçar as medidas que garantam a destinação final ambientalmente adequada dos equipamentos eletroeletrônicos tratados por meio da iniciativa.

Outra meta é sensibilizar a administração pública quanto aos riscos ambientais e de proteção de dados relacionados ao desfazimento de eletroeletrônicos. “Temos certeza de que essa parceria irá melhorar uma prática que, há anos, vem contribuindo não só com o meio ambiente por meio da reciclagem, proporcionando sustentabilidade, mas também com a capacitação de jovens de baixa renda, como forma de apoio ao ingresso no mercado de trabalho”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Durante a reunião, o ministro também informou que a Pasta estuda expandir parcerias por meio do Programa para promover o letramento digital da população.

Para executar a parceria, a Green Eletron vai destinar adequadamente aquilo que não puder ser utilizado nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). A Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos contrata e coordena os serviços de coleta, transporte e a destinação final correta do que não pode ser reaproveitado ou recondicionado.

“Esperamos com essa parceria garantir que os computadores descartados pelos órgãos governamentais, do Executivo Federal, sejam enviados para recondicionamento e direcionados ao ‘Programa Computadores para Inclusão’, beneficiando, assim, milhares de brasileiros, bem como promovendo a economia circular e a destinação ambientalmente adequada”, destacou o presidente da Abinee e da Green Eletron, Humberto Barbato.

O Acordo de Cooperação terá duração de 18 meses (até agosto/2024), podendo ser prorrogado, e contará com um Plano de Trabalho que guiará as atividades para que os resultados sejam alcançados. Com o Computadores para Inclusão, cerca de 30 mil equipamentos já foram recondicionados e doados a pontos de inclusão digital espalhados em 695 municípios.

O Computadores para Inclusão foi criado em 2004, ainda no primeiro governo Lula, e conta com a parceria de Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), atualmente em 14 estados. Até aqui, já foram investidos R$ 38 milhões no programa.

Fonte: Convergência Digital