Abranet também defende perfil técnico nas secretarias de transformação digital do MCTI
Teletime - 18/01/2023

Em carta enviada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Associação Brasileira de Internet (Abranet) manifestou entender ser importante que as novas secretarias de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital e do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da pasta tenham à frente dirigentes com formação e perfil técnicos, além de conhecimento prévio do funcionamento do Ministério.

Na carta, assinada por várias entidades do setor e endereçada à ministra Luciana Santos, foi destacado como positiva a mudança no organograma do Ministério para a instituição das novas secretarias. As entidades apontam ainda que a divisão "contribuirá para a eficiência e eficácia das atividades do MCTI na revitalização da estratégia nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação".

"O desenvolvimento do Brasil não pode prescindir do letramento científico, da educação tecnológica, do fomento à pesquisa aplicada na produção de bens e serviços de base tecnológica. Nesse momento, a missão maior do MCTI de elevar os patamares de emprego em Ciência e Tecnologia para gerar riqueza a partir inovação e transformação digital e socialização do conhecimento, passa a ser tarefa de todos nós", expressam as entidades na carta.

O documento enfatiza ainda o desejo das associações signatárias de que os novos secretários continuem trabalhando "de forma harmoniosa e produtiva com todos os setores do ecossistema digital que, desde já, buscam continuar somando aos esforços do fortalecimento da economia do Brasil a partir do engajamento do tríplice hélice composta por Estado, Empresas e Academia".

Além da Abranet, assinam a carta, Abes, Abimde, Abinee, ABPTI, Abradisti, Abranet, Acate, Anid, Anjos do Brasil, Brasscom, Federação Assespro e IBD. A Abes, inclusive, lançou carta semelhante no começo desta semana, destacando os mesmos pontos.