Falta de semicondutores prejudica retomada de setores da indústria
Jornal Nacional – G1 - 10/05/2021

Acesse: https://g1.globo.com/google/amp/jornal-nacional/noticia/2021/05/10/falta-de-semicondutores-prejudica-retomada-de-setores-da-industria-brasileira.ghtml

A retomada de algumas indústrias, como a automobilística, deixou à mostra uma disputa de vários setores por um componente bem pequeno e que faz toda a diferença.

Uma peça pequena, mas, sem ela, celulares não funcionam, carros novos não andam. Por isso, indústrias tão diferentes travam uma disputa pelos semicondutores, matéria-prima dos chips que deixam tudo mais tecnológico. O problema é que os semicondutores estão em falta no mundo inteiro.

Um analista de tecnologia diz que a produção dos componentes é muito concentrada na Ásia e a região teve problemas, como uma grande estiagem.

“Utiliza-se muita água na produção de processadores, nas fábricas, então essa estiagem está impactando a produção de processadores em Taiwan. Nós também tivemos problema de incêndio de fábricas no Japão de chips, o que acabou também impactando”, explicou Márcio Kanamaru, sócio-líder de tecnologia, mídia e telecom da KPMG.

E os impactos já chegaram ao Brasil. A indústria automobilística sentiu primeiro.

“Estamos com cobertura baixa de estoque de peças e componentes que usam os semicondutores, então nós estamos fazendo um monitoramento diário de toda cadeia logística”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

Um carro mais moderno tem de 300 a 400 semicondutores. No início da pandemia, as montadoras suspenderam as encomendas porque andar de carro zero não era prioridade. Esses componentes foram parar nas fábricas de computadores e celulares, que estavam em alta com o avanço do home office. Mas aí, quando o consumidor voltou para as concessionárias, a indústria automobilística teve que ir para o fim da fila esperar pela vez de comprar semicondutores.

Na primeira semana de abril, cinco montadoras estavam com problemas nas linhas por diversos fatores ligados à pandemia. Dez fábricas em quatro estados estavam paradas total ou parcialmente.

A crise de fornecimento também bateu na porta das empresas de eletroeletrônicos, principalmente das que fabricam tablets, computadores e celulares.

“Isso tem afetado algumas empresas gerando alguns atrasos de entrega, entretanto não me parece que o consumidor tenha percebido isso, porque tanto os estoques existentes nas indústrias como no varejo deram conta de atender a essa demanda. Fica claro que a necessidade de ter uma indústria forte no Brasil é estratégica para momentos de dificuldade como esse que estamos passando”, afirmou o presidente-executivo da Abinee, Humberto Barbato.