Apoiamos taxação de aço importado; só mais conteúdo local resolverá problema
AE News - Por Francisco Carlos de Assis - 23/04/2024

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, disse há pouco que, por uma questão de coerência, apoia a aprovação da proposta para criação de cotas de importação para algumas categorias de aço e elevação da alíquota do Imposto de Importação caso o volume dos desembarques ultrapasse a referida cota. Segundo confirmou hoje o MDIC, a taxa de importação vai a 25%, por prazo determinado.

“Estou acompanhando este assunto já há algum tempo porque o Instituto do Aço Brasil me ligou dizendo que pediria o estabelecimento de cotas de importação do aço. A Abinee, por uma questão de coerência, não se posicionou contrariamente porque o Brasil está sendo invadido pelo aço chinês, e se nada for feito a siderurgia brasileira vai quebrar”, disse Barbato, ponderando que se estivesse no lugar do Aço Brasil teria pedido maior conteúdo local.

O problema de se taxar o aço chinês, segundo o presidente da Abinee, “é que os chineses riem da nossa cara e baixam ainda mais os preços deles”. “Como a produção chinesa é toda subsidiada, eles estão desovando todo o excesso do que eles produzem no resto do mundo”, disse Barbato, acrescentando que medidas similares às anunciadas hoje pelo MDIC estão sendo adotadas em todo o mundo, desde a Europa, passando pelos Estados Unidos, até a América Latina.

A Abinee mesmo, segundo seu presidente, está tratando com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para aumentar o conteúdo local nos projetos de linhas de transmissão de energia elétrica de alta tensão, como forma de reduzir o impacto da invasão de equipamentos elétricos chineses no País.

“Quero aumento de conteúdo local nos projetos da Aneel porque aumentar tarifas contra chineses não adianta”, disse o presidente da Abinee, destacando que o apoio da entidade ao aumento da taxação do aço está associado à promessa do setor de que não irá aumentar preços, mas que a solicitação da medida visa a assegurar o emprego no setor.