Seleção para Programa CI Inovador atrai interesse de 850 candidatos
Embarcados - 24/04/2024

O Programa de Residência em Microeletrônica – CI Inovador, inicia hoje, dia 24 de Abril, o processo de seleção após registrar uma demanda surpreendente de inscrições. Com 850 candidatos para apenas 250 vagas disponíveis, o programa superou as expectativas iniciais em quase 150%, demonstrando um grande interesse no setor de microeletrônica.

Este programa, que se destaca pela inclusão, reservou 25% das vagas especificamente para mulheres, reforçando o compromisso com a diversidade no campo da microeletrônica. Durante os seis meses de capacitação presencial, os participantes terão acesso a aulas teóricas e práticas ministradas por especialistas do setor.

Os estados com maior número de inscritos foram São Paulo (198), Paraíba (115), Rio Grande do Sul (103), Distrito Federal (51) e Paraná (43). As aulas ocorrerão em instituições renomadas como a Universidade Federal de Brasília (UnB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e outras seis universidades federais e estaduais espalhadas pelo Brasil.

A conclusão bem-sucedida do programa garantirá aos estudantes um certificado e uma bolsa de estudos será oferecida durante todo o período do curso. Este investimento na educação visa preparar profissionais para um mercado em expansão. A indústria global de semicondutores, impulsionada por inovações e avanços tecnológicos em inteligência artificial, projeta um aumento de 16,8% na receita para 2024, alcançando um total estimado de US$ 624 bilhões, segundo a consultoria Gartner.

Com o crescente papel da microeletrônica na economia global e a contínua demanda por especialistas altamente qualificados, programas como o CI Inovador são essenciais para capacitar a próxima geração de engenheiros e especialistas no setor de microeletrônica no Brasil.

O Programa CI Inovador é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Softex, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e de diversos parceiros. Conta também com o apoio da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) e da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).