MDIC e Coalizão Indústria debatem medidas para impulsionar o setor produtivo
Abece - 11/04/2024

Redução do Custo Brasil, Depreciação Acelerada e Reintegra foram temas da segunda reunião entre o ministério e o grupo

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Coalização Indústria realizaram, nesta quarta-feira (10), a segunda reunião de 2024 para debater medidas para aumentar a competitividade da indústria nacional.

Coordenando a reunião, o secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, destacou a importância dos encontros periódicos com a Coalizão Indústria para discutir medidas para impulsionar o setor industrial, como a agenda de redução do Custo Brasil e a depreciação acelerada. "Nós também precisamos pensar, no Brasil, de que modo vamos desenvolver uma política estruturante de atração de capital, para formação de patrimônio fixo", disse.

No encontro, que contou com a participação de 11 das 15 entidades do setor industrial que compõem a Coalização Indústria, os representantes dos setores produtivos apresentaram um balanço da atividade setorial no primeiro trimestre deste ano e a perspectiva para 2024.

Além disso, repassaram temas de interesse contínuo, que seguem em debate no grupo, como o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários (Reintegra). No início de abril, o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmaram que micro e pequenas empresas exportadoras poderão ter direito, pelo Reintegra, a uma parcela maior de restituição dos tributos que incidem no preço de bens industrializados vendidos ao exterior. De acordo com Alckmin, os estudos sobre a medida ainda estão em andamento.

Participaram da reunião os secretários de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira; de Competitividade e Política Regulatória, Andrea Macera; de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres; e a secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior, Marcela de Carvalho; além de técnicos da pasta.

Pelo lado da Coalização Indústria, participaram representantes da Aço Brasil, Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).