Dos celulares que estão no mercado 25% são irregulares
Guararema News - 30/03/2024

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), divulgou dados, de uma pesquisa feita por uma consultoria que analisa hábitos de consumo, sobre a venda de celulares. Foi constatado que 25% são vendidos ilegalmente.

Os números divulgados são do último trimestre de 2023. Os aparelhos considerados irregulares, são aqueles contrabandeados ou furtados. Esses celulares são irregulares e não têm registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As vendas de aparelhos ilegais dobraram em um ano, foram mais de 6 milhões de unidades vendidas. Porém sem o registro da Anatel, esses aparelhos não possuem garantia e nem testes de segurança.

A pesquisa mostra que a grande maioria das vendas são feitas por vendedores independentes através da internet. O principal atrativo para possíveis clientes é o preço que fica bem abaixo das lojas e distribuidores oficiais.

Ainda não há uma regulamentação eficaz para coibir a comercialização de smartphones ilegais na internet. Mas o consumidor pode adotar medidas para verificar se está comprando um celular oficial ou produto falsificado.

Além disso, os números da pesquisa indicam que o Governo Federal deixará de arrecadar R$ 4 bilhões em impostos por causa da venda de celulares ilegais, pois há uma crescente procura por esse tipo de material.